sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Enjoos e mais enjoos...

Pois é...um assunto nada agradável, mas que a maioria das grávidas já procuraram ou vão procurar o google ou uma nutricionista (a melhor opção, ok!) como aliviar esses sintomas... já posso adiantar que comigo (quase) nada tem funcionado.
Muitas grávidas tem enjoos matinais ou sentem o dia inteiro (o meu caso), mas também não é todo dia, mas graças a Deus dizem que acontece somente nos primeiros 3 meses (que nunca acabam), mas infelizmente, algumas grávidas sentem durante toda a gravidez =O 
Esses enjoos acontecem devido às mudanças hormonais, o aumento da sensibilidade do olfato (eu sinto o cheiro do xixi do meu cachorro antes mesmo dele fazer,rs) e o excesso de ácidos no estômago. Li também que em gestação de gêmeos isso pode ser agravado.
Agora seguem algumas orientações para diminuir os enjoos:
1. Coma a cada duas horas, sempre em pequenas porções (quanto mais fome você sentir, maior o enjoo)
2. Biscoitos salgados, de água e sal e torradas são ótimas opções no café da manhã e até naquele momento que você está tendo enjoo (mas para quem sente enjoo durante todo o dia, essa não é a melhor opção porque esses biscoitinhos são bem gordurosos e podem levar a ganhar peso mais rápido)
3. Evite comida gordurosa e temperos fortes, devido à digestão mais lenta (sorvete, pizza, pão de queijo, biscoito de polvilho, cachorro quente,... não posso comer NADA disso que é certo não dormir de tanto passar mal)
4. A intolerância ao leite e carnes é muito comum, mas por serem fonte de proteínas não podemos deixar de comer, mas devemos trocar por carnes brancas, mais leves, queijos magros,etc. Eu comecei a enjoar de leite, mas comecei a variar bem, um dia leite integral, no outro desnatado, no outro iogurte, no outro fazia vitamina, enfim, assim não enjoei tanto e consegui comer melhor.
5. Não consuma álcool, pois pode prejudicar a formação do bebê e dificulta o trabalho gástrico e aumenta a sensação de náusea
6. Não abuse do café, não passe de 3 xícaras ao dia.
7. Adicione limão ou hortelã na água e beba várias vezes, em poucas doses.
8. Durante as refeições não beba nada, isso pode dificultar a digestão. Quando for ingerir algum líquido, dê preferência à sucos ácidos (isso funciona mttt)
9. Bebidas frias e ácidas ajudam a diminuir o enjoo (comigo é o que funcionou melhor!)
10. Evite deitar após as refeições

Essa era minha situação ontem =/

E ai, vocês tem mais alguma dica??? Podem comentar...

Beijinhos!!!!


4 comentários:

  1. Ah, comigo acho q eu fiz quase tudo q vc falou, exceto o ultimo tópico, porque meu sono era demaaaais, rsrsr..
    Mas tbm não tive tantos enjoos assim, vomitei umas 5 ou 6 vezes na gravidez inteira.
    Bjoos flor

    odiariodamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, Nathália!! Seu post me ajudou! Sou do tipo de ter enjoo o dia todo... boca amarga... terrível!!Tô sofrendo! E o pior é que na gravidez de Eduardo eu não enjooei nada. É uma gravidez totalmente diferente...
    Bem, já me falaram do limão. O que me ajuda é chupar tangerina!! hehe Tomei água tônica, mas já enjooei disso...
    Não vomito todos os dias, mas fico com muita ânsia, boca amarga, desânimo. Tenho enjoado de alho, então para fazer o almoço, tenho penado.
    Enfim, vamos esperar estes três meses passar e curtir mais a gravidez!!
    bjs
    Ludmila

    ResponderExcluir
  3. Nath, muito legal este blog! Parabéns!
    Eu não tive muitos enjoos.. Só os matinais mesmo. Quando me dei conta, estava no 3º mês e eles sumiram!!
    Uma dica que eu dou é chupar gelo e chá de hortelã. Quando estava enjoando, fazia muito frio e o "cházinho da vovó" era tiro e queda! Apesar de quente, ele tem ação refrescante e relaxante... tirava a sensação de taquicardia que os enjoos me deixavam.
    Agora estou na fase do "engorda" mesmo.. indo para o 5º mês e com 4,5 kg a mais!! =O rsrs
    Bjinhos
    Nathália Coimbra Soliva

    ResponderExcluir
  4. É meninas... complicado né! Nath, ainda bem que sua fase já passou =) Até semana passada eu tinha perdido 3 Kg, vamos ver essa semana... mas depois do 4º mês ganha td de volta né!? rs. Vou tentar chupar gelo p/ ver se melhora.
    Beijinhos e obrigada por acompanharem o blog =)

    ResponderExcluir